terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Ceará e o Reisado até 6 de janeiro

O que vem por aí. Grupos de Reisado se apresentarão na Reitoria

" Cores, ritmo e muita alegria. É o que prometem os Brincantes do Cordão do Caroá, projeto de extensão da UFC, que se apresentam dia 6 de janeiro, às 18h, nos jardins da Reitoria, na Festa de Reis.

Este ano a festa contará com a participação do Reisado SESC Nossa Senhora da Saúde, Boi Ceará (do Mestre Zé Pio), Brincantes do Mercado Velho, e de dois convidados de Juazeiro do Norte: Reisado São Miguel, do Mestre Valdir, e Reisado do Mestre Cicinho.

Com 10 anos de atividades pautadas na preservação da cultura popular, o Cordão do Caroá tem em sua composição seis estudantes de graduação (Educação Musical, Pedagogia e Sociologia). Elementos da contemporaneidade vêm juntar-se às manifestações tradicionais, enriquecendo as apresentações. O Cordão constrói uma nova linguagem de difusão artística das culturas de tradição oral. Sua inserção na cultura popular motivou o mestre do reisado, Paulo Henrique Leitão, a aprofundar os estudos no tema e a escrever a dissertação de mestrado "A história das práticas culturais e educativas no reisado do Congo em Juazeiro do Norte", defendida, em setembro, na Faculdade de Educação da UFC.

O Cordão do Caroá iniciou sua programação natalina dia 24, com um cortejo intitulado “O Reisado seguindo a estrela”. A concentração aconteceu ao lado da Reitoria. Depois, o grupo percorreu as principais ruas do Benfica. No dia 26 de dezembro, deu continuidade à programação com a atividade “O Reisado anuncia o nascimento do Menino Deus”. Dia 6 de janeiro, o grupo encerra o ciclo de apresentações natalinas. "
Fonte: Site da UFC

Nenhum comentário:

Postar um comentário