terça-feira, 4 de janeiro de 2011

PI tem o Reisado de Boa Hora até 6 de janeiro

Frank Ribeiro

Vai começar a maior festa de reis do Piauí, o tradicional reisado de Boa Hora de 31 de dezembro a 06 de janeiro de 2011

30/11/2010 - 13h:44

Fé e Tradição. Essa é a manifestação do povo de Boa Hora, município localizado a 137 quilômetros ao norte de Teresina. Uma cidade simples de gente pacata que aos primeiros dias de cada ano se transforma na capital do reisado no Piauí. 

A fé em santos reis é grande, as graças alcançadas pelo povo são muitas, a cada ano as promessas são renovadas contribuindo para o fortalecimento dessa cultura que ganhou força e destaque ao passar dos anos, se transformando em uma das maiores festa cultural e religiosa do Piauí. 
O reisado surgiu no município de Boa Hora a mais de cem anos. Os primeiros tiradores de reis ou pagadores de promessa que temos notícia na região foram os irmãos Zeca dos Santos e Raimundo dos Santos na localidade Barroquinha. 

As cantadeiras são quem dão início a romaria, com a imagem dos três reis magos Gaspar, Melchior e Baltazar enrolado em uma toalha de chita, elas abrem as apresentações entoando ladainhas anuciando a chegada do Messias e fazendo louvores ao dono da casa. 
Os caretas se apresentam sapateando, cantando e entoando versos para convencer o dono da casa aceitar o reisado. 

Depois das apresentações das cantadeiras e dos caretas, chega a hora da dança do boi, que entra em sena embalado pelo canto do mandador, ritimo da sofona e grito dos caretas virando o centro das atrações. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário