terça-feira, 4 de janeiro de 2011

SC: Festival de Música 2011


Festival de Música de Santa Catarina 2011

Redação em 15/12/10
A cidade de Jaraguá do Sul, em Santa Catarina, recebe o 6º Femusc, Festival de música erudita do Brasil,  evento que traz apresentações de professores, regentes, artistas e aproximadamente mil estudantes de várias regiões do mundo, de 20 de janeiro a 5 de fevereiro, com entrada Catraca Livre.
divulgação
Femusc chega a 6ª edição
Entre as principais atrações uma orquestra formada por 60 participantes do Femusc vai gravar CD e DVD com Sophia Chan, solista prodígio chinesa, de apenas 11 anos. No repertório, a virtuosística “Sinfonia Espanhola” para violino e orquestra, do compositor francês Edouard Lalo, assim como diversas outras obras importantes e tradicionais da China.
Outra presença já confirmada é o maestro Tao Fan, da Orquestra Filarmônica da Difusão Cinematográfica na China, que, além de atuar como professor convidado para lecionar regência orquestral, também vai reger a Orquestra Sinfônica do Femusc em apresentações especiais.
Faz parte do grupo de professores o violinista argentino Leon Spirer, da Orquestra Filarmônica de Berlim durante a regência do maestro Herbert von Karajan. Também no violino, depois de três anos, voltará ao corpo docente do Femusc a professora Clara Takarabe, musicista regular da Orquestra Sinfônica de Chicago. Outro convidado é Andrés Cárdenes, cubano que atua na Orquestra Sinfônica de Pittsburgh, nos EUA. No fagote, a presença do norte-americano Richard Beene, que também é diretor da Colburn School of Music em Los Angeles, um dos conservatórios musicais completamente livres de escolaridade daquele país. Além de lecionar fagote, Beene virá para conhecer o festival, seus alunos e estabelecer parcerias entre o Instituto Femusc e a Colburn School of Music. Outro professor dos EUA, James DeSano, irá lecionar trombone – ele atua no Oberlin Conservatory of Music e é mentor da Orquestra Jovem das Américas.
Entre outras novidades, o Concurso Internacional de Harpa de Santa Catarina, que agora vai para a 2ª edição, dividirá a premiação entre níveis Avançado e Intermediário, para promover o desenvolvimento da harpa e seus estudantes no Brasil. No total, serão distribuídos 11 prêmios aos melhores jovens harpistas, incluindo a escolha de um finalista pelo público.
Estarão no Festival representantes de 21 países, vindos de várias regiões do Brasil e de países como Alemanha, Argentina, Bolívia, Chile, China, Colômbia, Costa Rica, Equador, Estados Unidos, Venezuela, Guatemala, Haiti, Honduras, México, Moçambique, Panamá, Paraguai, Peru, Portugal, Turquia, África e do Oriente Médio. No grupo de alunos estrangeiros, são 118 da Argentina, 60 da Colômbia, 30 da Costa Rica e 15 a 20 estudantes da África.

Confira abaixo os destaques da programação

Concerto de Abertura:
Orquestra sinfônica do Femusc com regência do maestro Alex Klein e participação especial da solista chinesa Sophia Chan

Nenhum comentário:

Postar um comentário