quarta-feira, 30 de março de 2011

RJ: Semana de Gastronomia e Cultura de Araruama - 29 a 31/07

Araruama vai reunir gastronomia e cultura num só evento

Atenção, abrir em uma nova janela. PDFImprimirE-mail
Imagine um evento onde o melhor da gastronomia divida espaço com atividades culturais. Se a ideia te deixa animado, então, anote na agenda: nos dias 29, 30 e 31 de julho, Araruama vai sediar a I Semana de Gastronomia e Cultura, projeto que reunirá os melhores hotéis e restaurantes da cidade, que oferecerão ao público pratos deliciosos acompanhados de atrações culturais como música, teatro, artes cênicas, dança e artes plásticas. A ideia é divulgar os estabelecimentos de gastronomia e hotelaria do município, elevando o conceito turístico da cidade.
- Araruama tem um potencial muito grande para se consolidar como um município turístico. Temos praia de mar, temos a Lagoa de Araruama, prédios históricos, um clima fantástico, mas acreditamos que a criação desta Semana de Gastronomia e Cultura será um grande diferencial para aumentar o fluxo de turistas na baixa temporada – comentou o prefeito André Mônica.
Para que tudo aconteça dentro do planejado, várias reuniões estão acontecendo desde novembro, com a presença de empresários, representantes do Governo Municipal, e ainda de outros apoiadores como Faetec, Universidade Cândido Mendes, Sebrae, Pólo de Gastronomia e Cultura, Convention Bureau e Unihotéis.
- Agora estamos na fase de visita aos restaurantes interessados em participar do evento para avaliar as condições técnicas para as performances e shows que serão programados – explicou Alfredo Galhões, um dos coordenadores do projeto, lembrando que os empresários interessados em participar do evento devem entrar em contato com a Secretaria de Turismo de Araruama.
Pelo projeto, cada restaurante inscrito estará oferecendo um prato diferente, além de diversas atrações culturais. Paralelamente, acontecerão vários cursos e palestras gratuitas com o objetivo de atingir não apenas os amantes da boa culinária mas, também, os profissionais da área que desejam se atualizar. Para isso, restaurantes e hotéis inscritos no evento ganharão, do Sebrae, um curso de alto nível, na área de administração, sem nenhum custo.
- Também está prevista a elaboração de um mapa demonstrativo, em forma de folheto, com o roteiro gastronômico e cultural demarcado, além de um livro de fotografias, em alto padrão de qualidade, mostrando as belezas e encantos da região e seus atrativos turísticos – completou o secretário de Desenvolvimento Econômico, Walcler Marinho.
Para o prefeito André Mônica, são muitos os benefícios que a Semana de Gastronomia e Cultura vai gerar para a cidade.
- O evento será muito importante para o desenvolvimento do município como um todo, porque conquistaremos um selo de qualidade que nos colocará na rota do turismo. E, com mais pessoas visitando a cidade na baixa temporada, a expectativa é de que nossa população tenha mais ofertas de emprego – comentou o prefeito.
A programação ainda não está definida, mas segundo Alfredo Galhões, está prevista uma feira de produtos organizada pela Associação de Pescadores Artesanais de Araruama, Pequenos Produtores Agrícolas e EMATER, na Praça Antonio Raposo e o lançamento de um livro sobre “As belezas da cidade”. Também haverá “Show Aula” de gastronomia ao vivo com o chef Márcio Moreira (programa MAIS VOCÊ, Rede Globo de televisão), com a chef Alejandra Faúndez, do Chile, e com o Chef Márcio Moreira palestra sobre gastronomia, além de palestras e atividades culturais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário