domingo, 11 de dezembro de 2011

12/12/2011: Aniversário de 3 anos da Biblioteca Nacional de Brasília

Biblioteca Nacional de Brasília celebra aniversário com atividades culturais gratuitas           

ANIVERSÁRIO DE 3 ANOS DA BNB - De 12 a 16 de dezembro de 2011, no auditório da BNB (2º andar). Atividades culturais gratuitas. Abertura oficial nesta segunda-feira, 12, às 17h. Confira a programação !
Informações: 3325-6257.


BNB em perspectiva_Foto de Celso Jr.








No próximo dia 12 de dezembro, a Biblioteca Nacional de Brasília (BNB) comemora três anos de abertura de suas atividades à comunidade e para celebrar a data foram programados vários eventos culturais e educativos, que serão oferecidos gratuitamente à população de todo o Distrito Federal. A celebração vai se estender de segunda-feira, 12, a sexta-feira, 16, com uma série de atividades no Auditório (2º andar) e na área externa da BNB. Apresentação de coral, lançamento de livros digitais produzidos por alunos da rede pública de educação e do Concurso Literário Contos, Crônica e Poesias da I Bienal Brasil do Livro e da Leitura de Brasília estão no programa. O cantor e compositor Zeca Baleiro, e os artistas brasilienses Manassés, Geórgia Alô e Chico Simões participam das comemorações com uma apresentação artístico-cultural no dia 12, às 19 horas, no Conjunto Cultural da República.
A abertura oficial das atividades acontecerá às 17 horas de segunda-feira, 12, no auditório da BNB, com a presença do secretário de Cultura do Distrito Federal, Hamilton Pereira, e de outras autoridades convidadas. Na oportunidade, serão lançados o Concurso Literário Contos, Crônica e Poesias da I Bienal Brasil do Livro e da Leitura de Brasília e a vitrine de produtos culturais financiados pelo Fundo de Apoio à Cultura (FAC). No mesmo dia, logo pela manhã, a partir das 9 horas, os usuários e visitantes da BNB serão recebidos pelo Coro Sinprônico, do Sindicato dos Professores no Distrito Federal.
LANÇAMENTOS - De 13 a 16 de dezembro, entre 9h e 17h, o público vai poder conferir o lançamento de 25 livros digitais produzidos por alunos de escolas públicas do Distrito Federal pelo projeto BNB vai até Você: Livros digitais, coordenado pelo Núcleo Pedagógico da BNB. Pelo projeto, os alunos são estimulados a produzir livros que serão publicados em formato digital on line por meio de um publicador web, sob a supervisão do corpo docente e da direção da escola participante. Em 2011, 15 escolas participaram do projeto, envolvendo o trabalho de cerca de 6 mil alunos sobre literatura e desenvolvimento sustentável. Na edição de 2010, foram publicados 28 livros organizados em duas versões: uma científica (13 livros) e a outra literária (15 livros) pelos alunos da Escola Classe 415 Norte.
ATRAÇÕES ARTÍSTICAS - Zeca Baleiro faz uma retrospectiva de sua carreira neste show, em que suas canções são valorizadas emZeca Baleiro_Foto de Mara Fernandes arranjos contagiantes. Acompanhado de seu violão, de Tuco Marcondes (guitarras, violões e vocais), Fernando Nunes (baixo), Pedro Cunha (teclados e acordeom) e Kuki Stolarski (bateria e percussão), Baleiro garante boas surpresas ao longo do show. O repertório inclui criativas releituras de canções já consagradas pelo público como: Salão de Beleza (ZB), Babylon (ZB), Telegrama (ZB), Quase Nada (ZB e Alice Ruiz), Você Não Liga Pra Mim (ZB) e Vai De Madureira (ZB), entre outras surpresas.
Georgia W. Alô_Foto DivulgaçãoA cantora e compositora brasiliense Georgia W. Alô é uma legítima "soul woman". Dona de uma voz poderosa, fortemente influenciada pelas grandes cantoras americanas de soul, blues e funk como Aretha Franklin, Gladys Knight e Etta James, ela mostra que tem total intimidade com a black music. No repertório do show, além de músicas do cd, a cantora faz releitura das canções de Tim Maia, Jorge Benjor, Raul Seixas, Djavan e tantos outros.
Chico Simões, mamulengueiro e palhaço, coordenador do Mamulengo Presepada e do Ponto de Cultura InvençãoChico Simões_Foto Divulgação Brasileira, viajou de 1981 a 1984 pelo nordeste convivendo com vários artistas e mestres da cultura popular, entre eles Afonso Miguel, Carlinhos Babau, Solon, Saúba, Chico de Daniel, Carlos Babau, Ceça Acioli e Fernado Augusto. Realizou mais de 2000 apresentações por todo Brasil e mais dezoito países sempre brincando; mamulengo, mágicas, palhaço, ventríloquo, bonecos gigantes e bumba-meu-boi.


Manassés_Foto Divulgação
No Brasil e no exterior, o músico, compositor, instrumentista e produtor Manassés de Sousa é figura conhecida e respeitada no meio musical. Dono de um estilo próprio, ele consegue como ninguém fundir diversos gêneros musicais com elementos da música nordestina, produzindo um tipo de música que soa universal, como bem definiu o jornalista João Máximo. Nos shows, além de suas composições Manassés, apresenta novas versões para clássicos da música popular brasileira e internacional, com novos arranjos para músicas como Fado Tropical de Chico Buarque e Rui Guerra, Terra e Um Índio de Caetano Veloso, Bolero de Ravel, Eleanor Rigby Lennon e McCartney e All the Children de Stanley Jordan, entre outras.

Confira a
programação completa do evento! Não deixe de participar! Todas as atividades são abertas ao público e são gratuitas!

fonte:
http://www.bnb.df.gov.br/index.php/sala-de-imprensa/item/629-biblioteca-nacional-de-bras%C3%ADlia-celebra-anivers%C3%A1rio-com-atividades-culturais-gratuitas

Nenhum comentário:

Postar um comentário