sábado, 17 de março de 2012

II Ceará das Rabecas no Ceará -

As rabecas e a cultura do Ceará

Clique para Ampliar
Pesquisa do professor Gilmar de Carvalho e do fotógrafo Francisco Sousa mostrou a força da tradição da rabeca no Ceará
FOTO: FRANCISCO SOUSA/DIVULGAÇÃO
Instrumento estará no centro das atenções nos próximos três dias, na 2ª edição do Ceará das Rabecas, no Sesc
A ideia de fazer um evento voltado exclusivamente para exaltar as rabecas veio há cerca de três anos, mesma época em que o professor e pesquisador Gilmar de Carvalho decidiu percorrer o Estado para tentar catalogar a presença do instrumento nos municípios cearenses. Quem lembra é Erivaldo Casimiro, coordenador geral do II Ceará das Rabecas, que acontece, com a curadoria do próprio Gilmar, de hoje até segunda-feira, no Sesc Iracema. Neste ano, o homenageado será o mestre Antônio Hortênsio, de Varjota.

A ideia da iniciativa surgiu da necessidade de resgatar e exaltar o instrumento, cujos primeiros registros no Estado remetem ao início do século passado. "Sua origem é árabe. Há registros do uso das rabecas em festas e manifestações populares antes mesmo até da sanfona e do acordeom", revela Erivaldo. "As pessoas usavam o instrumento para tocar o que hoje conhecemos como forró em diversas ocasiões".

Portanto, acrescenta ele, o Ceará das Rabecas quer aproximar a cultura popular da academia; e a antiga da nova geração de rabequeiros. Para isso, a programação inclui apresentações musicais, palestras, cursos e oficinas, como a que é voltada para a capacitação de luthiers. "O instrumento estava correndo o risco de desaparecer. O conhecimento era passado apenas de pais para filhos. Com o evento, temos a oportunidade de reforçar a difusão deste importante capítulo da cultura local", ressalta Erivaldo.

Programação
Informalmente, as atividades do II Ceará das Rabecas começaram, ontem, com o lançamento do vídeo-documentário "Alma de Rabeca", de Henrique Dídimo, na Casa Amarela Eusélio Oliveira. Na abertura oficial, marcada para logo mais, às 18h, são esperadas as presenças de Sérgio Mamberti, secretário de Políticas Culturais do Ministério da Cultura (MinC), Francisco Pinheiro, secretário da Cultura do Estado do Ceará, Márcio Caetano, secretário interino de Cultura de Fortaleza e demais autoridades, além de personalidades da área cultural. Na mesma ocasião, haverá noite de autógrafos do livro "Rabecas do Ceará", de Gilmar de Carvalho com fotos de Francisco Sousa, que também assina a exposição "Mestre Vino - O luthier de Irauçuba", aberta durante o evento.

Nomes como Cristiano Pinho, Grupo Syntagma, Di Freitas e a Orquestra Armorial do Cariri, Beto Lemos, Marivalda Kariri, Jeferson Leite, Reisado de Novo Oriente, Babi Guedes, Fulô da Aurora, Orquestra Armorial do Cariri e Dona Zefinha são algumas das atrações confirmadas. O músico e pesquisador suíço, radicado em São Paulo, Thomas Rohrer, ministrará a oficina Toque da Rabeca e também se apresentará, num dos shows mais esperados desta edição do Ceará das Rabecas. Haverá, ainda, oficinas de xilogravura, de confecção de rabecas e workshop de fotografia.

Entre as novidades desta edição, está a entrega do Troféu Cego Aderaldo. A comenda homenageia um dos símbolos da cultura popular cearense, o repentista Aderaldo Ferreira de Araújo (1878 - 1967). Nesta edição do festival, serão agraciados com a comenda o mestre homenageado, Hortênsio, e os mestres participantes.

O Ceará das Rabecas, porém, não se resume apenas às performances. Os rumos, condições, saberes e fazes da cultura são discutidos nos seminários e debates. O seminário "Cultura e Tradição", nos dias 18 e 19, abordará os temas: "Políticas Públicas de Cultura" e "Patrimônio Imaterial". Participarão Américo Cordula, diretor de Estudos e Monitoramento de Políticas Culturais da Secretaria de Políticas Culturais do MinC; o gerente do Ambiente de Gestão da Cultura do Centro Cultural Banco do Nordeste, Tibico Brasil; o presidente da Agência de Desenvolvimento do Ceará (Adece), Roberto Smith; a pesquisadora e professora da Universidade Federal do Ceará, Sulamita Vieira; professora e pesquisadora Simone Castro (Ifce), e a museóloga e musicista paulista, Anna Maria Kieffer.

SAIBA MAIS
Programação*

Dia 17
A partir das 18h - Abertura do II Ceará das Rabecas, no Sesc Iracema, seguida de noite de autógrafos do livro "Rabecas do Ceará", de Gilmar de Carvalho, e abertura da exposição "Mestre Vino - O luthier de Irauçuba", do fotógrafo Francisco Sousa

0h - Festa da Rabeca, no Café Teatro das Marias, com os shows de Babi Guedes, Thomas Rohrer e Jeferson Leite

Dia 18
Oficinas: Xilogravura e Construção de Rabecas de Cabaças, no Seminário da Prainha

Horário: 9h às 12h

Workshops: - "Fotografia e Tradição," com Francisco Sousa

- "O toque da rabeca", com Thomas Rohrer

Local: Seminário da Prainha

Horário: 14h às 16h

Seminários: "Cultura e Tradição" e "Patrimônio Imaterial"

Mediador: Oscar Roney - Presidente do Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos de Diversão do Estado do Ceará (Sated), no Seminário da Prainha

Horário: 16h às 18h

* Ingresso: 1Kg de alimento
Mais informações:

II Ceará das Rabecas - 17, 18 e 19 de março,no Sesc Senac Iracema.
Acesso grátis com doação de 1kg de alimento não perecível.
Programação e inscrições no http://www.cearadasrabecas.com.br
Contato: (85) 3032.3333/8894/ 7717/8886.6845
 
Outras publicações na mídia:
http://g1.globo.com/ceara/noticia/2012/03/segunda-edicao-do-evento-ceara-das-rabecas-comeca-neste-sabado.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário