terça-feira, 13 de março de 2012

RJ recebe exposição “Pescadores - 13/03 a 5/05

Foto da exposição de Elisângela Leite


As imagens que compõem a exposição “Pescadores”, primeira mostra individual do trabalho de Elisângela Leite, retratam o cotidiano de algumas colônias pesqueiras do Conjunto de Favelas da Maré e o esforço diário para trazer junto às redes daqueles homens e mulheres, os peixes e crustáceos cada vez mais escassos da Baía de Guanabara. É o olhar da fotógrafa somado aos olhares dos pescadores, seus rostos, um pouco de suas vidas marcadas de sonhos e desilusões, suas embarcações, redes e suas realidades.
´

Desde a formação da Maré, na década de 40, os moradores mantêm uma importante relação de troca com a Baía de Guanabara. A atividade pesqueira, porém, se vê crescentemente ameaçada, vitimada pela poluição lançada pelos esgotos domiciliares e industriais, além dos derrames de óleo de embarcações.

Mesmo diante deste cenário desfavorável, algumas colônias de pescadores se mantêm resistentes na esperança de tempos melhores para a pesca. Essa luta chamou a atenção da fotógrafa Elisângela Leite, que, em 2007, lançou luz sobre as histórias de pessoas que dependem desta atividade para prover o sustento de suas famílias.

Elis, carinhosamente chamada pelos amigos, é paraibana da cidade de Patos, mas se considera pernambucana de Tabira, e moradora da Maré há mais de 11 anos. Iniciou sua aproximação com os pescadores pela vontade de produzir uma documentação fotográfica para o trabalho de conclusão de curso da Escola de Fotógrafos Populares. A partir daí, a fotografia tornou-se muito mais do que um simples instrumento de registro e denúncia para seu projeto, mas foi utilizada também como promovedora de encontros: da fotógrafa com os fotografados, dos pescadores com suas histórias, suas lutas, seus desejos, da técnica com o coração.

As imagens que compõem a mostra “Pescadores” retratam o cotidiano de algumas colônias pesqueiras do Conjunto de Favelas da Maré e o esforço diário para trazer junto às redes daqueles homens e mulheres, os peixes e crustáceos cada vez mais escassos da Baía de Guanabara. É o olhar da fotógrafa somado aos olhares dos pescadores, seus rostos, um pouco de suas vidas marcadas de sonhos e desilusões, suas embarcações, redes, suas realidades.


Curadoria: Joana Mazza
Abertura: 13 de março, terça-feira, às 19h.
A exposição ficará aberta ao público de 13 de março a 05 de maio
Visitação: terça a sábado, das 14h. às 18:30h.

Realização: Instituto Kreatori e Imagens do Povo

Instituto Kreatori
Rua Alice, 209 – Laranjeiras – Rio de Janeiro / RJ
Tel:. (21) 3734-4326
institutokreatori.com
www.kreatori.com.br
Twitter:

fontes:

Veja como foi

Nenhum comentário:

Postar um comentário