quinta-feira, 19 de julho de 2012

Bragança recebe o 6º Festival Cultura de Verão


O  6º Festival Cultura de Verão chega ao município de Bragança nesta sexta-feira, 20, e sábado, 21, com shows na Praça São Benedito, na orla da cidade, sempre a partir de 21h. O evento é realizado pela Cultura Rede de Comunicação. Toda a programação tem entrada franca.


A primeira atração de sexta-feira é o grupo de carimbó Raízes da Amazônia, criado pelo Instituto AMA, de Aurimar Monteiro de Araújo, mais conhecido em Bragança como Mestre Ari das Rabecas. O grupo surgiu a partir da escola de música, criada em 2006 e que já beneficiou cerca de 280 pessoas. Em seguida quem se apresenta é a Orquestra de Rabecas de Bragança, mostrando mais um pouco da cultura musical bragantina, através do som do instrumento típico da Marujada – a rabeca. Dayse Addário e Zarabatana Jazz fecham a noite.

Cantora e intérprete paraense, Dayse Addário iniciou sua carreira em 1986. Seu trabalho é voltado para a música popular brasileira, ressaltando a música paraense, mas também há espaço para estilos como blues, jazz, disco e ainda canções portuguesas, italianas, francesas e latinas.

No sábado, 21, quem abre a programação é a Orquestra de Rabecas da Amazônia, que conta com 20 integrantes e faz parte do projeto “Sons do Caeté”, também criado pelo Mestre Ari das Rabecas. Logo depois o grupo Tribo de Mani, também de Bragança, se apresenta com um repertório que une xote, retumbão, mazurca e carimbó. O responsável pelo grupo, Evandro Mesquita, destaca a importância de participar do 6º Festival Cultura de Verão. “Cada manifestação cultural que fazemos e divulgamos é uma imagem que apresentamos da nossa cidade, e é muito bom ter essa oportunidade”.

Para o festival, Evandro adianta que, além das músicas autorais, o grupo vai mostrar ao público uma música composta para homenagear o Clube do Samba e a Rádio Cultura. “Ficamos exultantes com o convite da Funtelpa, principalmente por sabermos que os shows serão transmitidos ao vivo, pois somos carentes de pessoas querendo promover a cidade de Bragança e a nossa cultura. Isso nos faz sentir valorizados”, completa.

A programação de Bragança será encerrada com o show do Arraial do Pavulagem, que fará uma retrospectiva de seus 25 anos de estrada. Júnior Soares, um dos fundadores do grupo, acredita que o Festival Cultura de Verão tem grande valor por também promover shows em outros municípios do Estado. “Mostrar a música paraense pelo interior do Pará é muito importante, e tem a questão da visibilidade, que traz mais gás para nós, músicos. Sem contar que é um prazer tocar em Bragança, que é a minha cidade”, declara.

Serviço:
6º Festival Cultura de Verão em Bragança. Dias 20 e 21 (sexta e Sábado), na Praça São Benedito (orla), com várias atrações. Entrada franca. Realização: Cultura Rede de Comunicação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário