terça-feira, 17 de julho de 2012

Fernanda Montenegro faz turnê gratuita no interior de SP


Circuito Cultural Paulista

Após 20 anos sem se apresentar fora da Capital, Fernanda Montenegro faz turnê gratuita no interiorA Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo dá início ao segundo semestre do programa Circuito Cultural Paulista com o espetáculo Viver Sem Tempos Mortos encenado por uma das maiores estrelas da dramaturgia brasileira, Fernanda Montenegro. Há 20 anos a atriz não se apresentava no interior de São Paulo.

As apresentações acontecem nas cidades São Sebastião (2/8), Guaratinguetá (3/8), Lorena (4/8), Itatiba (16/8), Limeira (17/8), Espírito Santo do Pinhal (18/8), Araçatuba (23/8), Ilha Solteira (24/8) e Votuporanga (25/8).

“Em boa hora a Secretaria Estadual de Cultura viabiliza a nossa presença com o espetáculo Viver Sem Tempos Mortos em cidades tão vigorosas culturalmente falando. Para nós, essa oportunidade é um privilégio que agradecemos”, Fernanda Montenegro.

Dirigida por Felipe Hirsch, o monólogo é inspirado nas correspondências da pensadora francesa Simone de Beauvoir (1908-1986). O encontro da atriz com a compilação dos escritos de Beauvoir é uma modesta aproximação com o pensamento dessa grande e inesgotável ensaísta, que revolucionou a visão do feminino no século XX.

Para atingir diretamente o público, o diretor optou por um cenário limpo, iluminação comedida e trilha sonora pontual, tudo em função da palavra, para que o pensamento se sobressaia. O público, portanto, poderá presenciar a atuação de Fernanda Montenegro em toda a sua intensidade.

Sobre o Circuito Cultural PaulistaO Circuito Cultural Paulista é um programa mantido pela Secretaria de Estado da Cultura, em parceria com as prefeituras envolvidas, que busca democratizar o acesso a espetáculos de qualidade, levando-os em turnê gratuita a cidades do interior e litoral de São Paulo. Até o mês de novembro, o CCP promoverá apresentações de circo, teatro, dança e música em 80 cidades do interior e do litoral de São Paulo. Ao todo, são oito meses de atividades culturais gratuitas, com um total de 616 atrações.

Os municípios participantes e que recebem um evento cultural por mês são Adamantina, Agudos, Americana, Andradina, Araçatuba, Assis, Atibaia, Avaré, Barretos, Botucatu, Bragança Paulista, Brodowski, Cabreúva, Caconde, Capela do Alto, Capivari, Catanduva, Cubatão, Dois Córregos, Dracena, Espírito Santo do Pinhal, Fernandópolis, Garça, Guaíra, Guararema, Guaratinguetá, Ibitinga, Iguape, Ilha Solteira, Ilhabela, Itanhaém, Itapetininga, Itapeva, Itatiba, Jandira, Jaú, José Bonifácio, Lençóis Paulista, Limeira, Lins, Lorena, Lucélia, Martinópolis, Matão, Miracatu, Mirandópolis, Mogi das Cruzes, Monte Alto, Monte Aprazível, Nova Odessa, Palmital, Orlândia, Ourinhos, Paraguaçu Paulista, Pindamonhangaba, Piraju, Pirassununga, Pompéia, Presidente Epitácio, Regente Feijó, Registro, Santa Bárbara D’Oeste, Santa Cruz do Rio Pardo, Santa Fé do Sul, Santa Isabel, Santa Rosa de Viterbo, Santana de Parnaíba, São José do Rio Pardo, São Manuel, São Sebastião, São Simão, Serrana, Sertãozinho, Taquarituba, Tupã, Valparaíso, Vargem Grande do Sul, Votuporanga, Penápolis, Guariba.

Trajetória de Fernanda MontenegroA atriz iniciou sua carreira aos 15 anos de idade na Rádio Ministério da Educação e Cultura. Estreou em teatro no ano de 1950, ao lado de Fernando Torres com quem desenvolveu durante 60 anos, uma grande e profunda experiência de vida, presença cultural e teatral neste país. Fernanda Montenegro participou de dezenas de espetáculos teatrais, compreendendo autores como Miguel de Cervantes, Molière, Martins Pena, Pirandello, O’Neal, Beckett, Durrenmatt, Harold Pinter, Nelson Rodrigues, Guarnieri, Artur Azevedo, Millor Fernandes, Silveira Sampaio e tantos outros. Sua última produção, ainda em cartaz pelo Brasil, é o espetáculo Viver Sem Tempos Mortos, baseado em cartas de Simone de Beauvoir. Sua estreia em cinema se deu na produção A Falecida de Nelson Rodrigues em 1964, sob direção de Leon Hirszman. Em 1999 teve grande repercussão no filme Central do Brasil de Walter Salles, recebendo o Urso de Ouro em Berlin e indicada ao Oscar de melhor atriz. Na televisão foi a 1ª atriz contratada da extinta TV Tupi Rio no ano de 1951. De 1955 a 1966 fez parte do grande Teatro Tupi. Em 1981 estreou na TV Globo com destaque em novelas e minisséries, como a novela Guerra dos Sexos, de Silvio de Abreu, em 1983. Seu trabalho mais recente foi na novela Passione, também de Silvio de Abreu, em 2010/2011. A atriz sempre foi procurada para consultas, palestras e partir do ano 2000 iniciou o ciclo de Oficinas de Leituras Dramáticas com jovens atores, percorrendo quase todo o Brasil com esse projeto.

Confira a programação completa em www.cultura.sp.gov.br

São SebastiãoDia: 2/8 – 19h
Local: Teatro Municipal de São Sebastião
Endereço: Av. Drº Altino Arantes, 02, Centro

GuaratinguetáDia: 3/8 – 20h30
Local: Espaço VivArte
Endereço: Rua Guaranis, 121

LorenaDia: 4/8 – 18h
Local: Casa de Cultura
Endereço: Praça Luiz Serraz de Mesquita, s/nº

ItatibaDia: 16/8 – 20h
Local: Teatro Ralino Zambotto
Endereço: Rua Romeu Augusto Rela, 1.100

Limeira
Dia: 17/8 – 20h
Local: Teatro Vitória
Endereço: Praça Toledo Barros, s/nº

Espírito Santo do PinhalDia: 18/8 – 17h
Local: Teatro Municipal
Endereço: Av. Oliveira Mota, 51

AraçatubaDia: 23/8 – 20h30
Local: Teatro da UNIP
Endereço: Av. Baguaçu, 1.939

Ilha SolteiraDia: 24/8 – 21h
Local: Casa da Cultura
Endereço: Praça dos Paiaguás, s/nº

VotuporangaDia: 25/8 – 17h
Local: Centro de Convenções Jornalista “Nelson Camargo”
Endereço: Av. dos Bancários, 3.299, Vale do Sol


Viver sem Tempos MortosFicha Técnica
Direção de Arte: Daniela Thomas
Iluminação: Beto Bruel
Seleção Musical: Fernanda Montenegro
Dramaturgia: Fernanda Montenegro
Pesquisa e Compilação: Newton Goldman
Direção de Produção: Carmen Mello
Assistente de Produção: Letícia Santos
Técnico de som e luz: Fabio Santana
Controller: Ricardo Rodrigues
Duração: 60 min. – Classificação indicativa: 14 anos
Fonte: Assessoria de imprensa - SEC
Data: 02/08/2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário