sábado, 14 de julho de 2012

Lançamento do livro "Paisagem Antiga" da amapaense Alcinéa Cavalcante

Vem aí mais um livro da minha conterrânea Alcinéa Cavalcante, de quem vez ou outra "roubo" suas postagens poéticas!!! 

Alcinea é jornalista-blogueira-independente respeitada no Amapá. Enfrenta diariamente uma das piores conexões do país para levar as notícias "não oficiais" do Amapá ao restante do Brasil, por meio de seu https://www.alcinea.com/.

"Por sua atuação na campanha de 2006, foi processada mais de 20 vezes por José Sarney. A cada ano, ela recebe uma notificação da Justiça que deixaria a maioria dos brasileiros com dor de estômago, suor frio, tremedeira. É a dívida de Alcinéa com o presidente do Senado, José Sarney (PMDB): segundo ela, mais de R$ 2 milhões, com juros e multas. E aumentando", revelou em reportagem de 2009 à Revista Época.

Mas, Alcinea é, no fundo, no fundo, pura poesia. Inventou o Movimento Poesia na Boca da Noite que agrega declamadores e poetas das mais diferentes idades e estilos, a esparramar poesias por praças, ruas, escolas de Macapá, principalmente. O que é um ato de heroísmo, numa cidade em que poucos lêem.

O poeta amapaense Paulo de Tarso Barros assim a felicita: "obrigado por vc usar o seu talento para produzir poemas,estampar rosas, disseminar afeto e ternura neste pedaço da Amazônia – e daqui espalhar pelo mundo a poesia que vem do espírito imortal do seu pai Alcy Araújo."

Alcinea lançará o seu "Paisagem Antiga" na 22ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo, no dia 17/08. Nesse livro, Alcinea nos re-vela, poeticamente, a Macapá de "antigamente", aquela do tempo dos meus pais(ainda meninos, jovens).... (e um resquício da minha infância, porque não dizer - ainda bebê, criança...):

"Quero de volta
a paisagem antiga da minha rua
com minha casa de venezianas cor de rosa,
minha mãe no alpendre
bordando flores nos lençóis
e minha avó rezando o terço.
Quero de volta
a paisagem antiga da minha rua
só pra sonhar de novo
os sonhos que sonhei na infância
cheia de fadas, princesas,
e varinha de condão."

A generosa Alcinea Cavalcante( juntamente com o jornalista Rostan Martins) já visitou nossa Barca das Letras em Macapá e levou seus livros para doar pras nossas comunidades ribeirinhas. Eu mesmo a recebi, no meio de tantos livros... um orgulho, pra mim... Levei seus(agora nossos) livros correndo lá pro Rio Macacoari, na esquina com o Rio Amazonas... e estão lá, pendurados no "Varal" poético, em meio à "Estrela Azul"!!!

Que orgulho pra literatura amapaense!!!
Que lindeza!!!

Grato pelo convite querida Alcinea!!!

Jonas Banhos
barcadasletras.blogspot.com.br
mochileirotuxaua.blogspot.com.br

P.S.: Leia a íntegra da reportagem feita por Eliane Brum em http://revistaepoca.globo.com/Revista/Epoca/0,,EMI91607-15223-2,00-AS+NOVAS+REDES+DA+AMAZONIA.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário