quarta-feira, 5 de setembro de 2012

30º Bienal de São Paulo no Parque Ibirapuera homenageia Bispo do Rosário




30º Bienal de São Paulo homenageia o incrível trabalho do Bispo do Rosário

A partir de 7 de setembro, o Parque Ibirapuera recebe a 30º Bienal de São Paulo. Nesta edição o evento conta com a incrível exposição do Arthur Bispo do Rosário, diagnosticado como esquizofrênico durante anos, e que produziu sua obra, mais tarde reconhecida, dentro de uma instituição psiqui
átrica.
O artista foi considerado o pioneiro da Art Pop no Brasil, sem ao menos conhecer o movimento lançado mundialmente por Andy Warhol. Durante os 50 anos que viveu no manicômio, a Colônia Juliano Moreira, no Rio de Janeiro, produziu o seu acervo com mais de 800 incríveis peças.
Vassouras, canecas, móveis, colheres, lençóis e papelão serviam de base para o trabalho do Bispo, que produziu compulsivamente durante o seu tempo internado.
O seu trabalho mais conhecido, e que estará presente na Bienal, é o Manto da Apresentação, no qual ele trabalhou a vida toda para vestir no dia da sua “passagem”. A peça reunei bordados com nomes, trechos poéticos e mensagens, tecida com os fios desfiados do uniforme dos internos.
Além da homenagem brasileira, o Bispo também vai ter seu trabalho reconhecido no Victoria and Albert Museum, em Londres, na mostra Azul dos Ventos, que conta com acervo de 83 peças. Em São Paulo ou em Londres, é must see!

Fonte: www.animale.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário