sábado, 13 de outubro de 2012

Exposição 'Miriti das Águas' em Belém(PA)




Exposição 'Miriti das Águas'

A exposição "Miriti das Águas" traz à Belém peças produzidas a partir da fibra do miriti, técnica de artesanato tradicional em Abaetetuba, nordeste do Pará. Duas mil peças, inspiradas no Círio de Nazaré, fazem parte da exposição, que tem curadoria de Emanuel Franco e Rosângela Brito. Os objetos poderão ser visitados pelo público entre os dias 10 e 20 de outubro, na Estação das Docas.

O artesanato em miriti é uma prática tradicional em Abaetetuba, nordeste do Pará.
O objetivo da mostra é incentivar o artesanato em miriti, através da valorização do conhecimento e das técnicas das comunidades de artesãos que vivem em Abaetetuba. Para o artesão Adonias Vilhena, o evento é uma chance de aumentar a visibilidade da produção em miriti. “Levarei peças que fogem dos tradicionais objetos de miriti e estão voltadas para a decoração. Essa iniciativa de expor nosso trabalho durante a quadra nazarena preserva e divulga a nossa arte”, afirma.
Oficinas ensinam visitantes a técnica da produção
Além da exposição "Miriti das Águas", o público também poderá participar de oficinas sobre o artesanato em miriti. Dois artesãos vão ensinar as técnicas utilizadas para produzir as peças. As aulas acontecem em dois turnos, das 10h às 13h, e das 16h às 19h, durante o período de 10 a 20 de outubro. A participação é gratuita.
Serviço
A exposição "Miriti das Águas" acontece de 10 a 20 de outubro, no Armazém 3, na Estação das Docas, localizada na avenida Boulevard Castilhos França. A entrada é gratuita.









Nenhum comentário:

Postar um comentário