quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Lançamento do livro ITAMAR ASSUMPÇÃO - CADERNOS INÉDITOS

Livro reúne letras de músicas, poemas e textos inéditos de Itamar Assumpção
Publicidade
LUCAS NOBILE
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Há casos em que as figuras de criador e criatura se tornam indissociáveis. Assim ocorreu com o cantor e compositor Itamar Assumpção (1949-2003) e seu personagem (espécie de pseudônimo) Benedito João dos Santos Silva Beleléu, vulgo Nego Dito.
Filhas de Itamar Assumpção lançam inéditos do pai
Parcerias musicais de Itamar Assumpção serão lançadas em novos discos
Por sua postura crítica e avessa ao "oba-oba" do showbiz e por criar letras e músicas fora dos padrões de seu tempo, Itamar --ponta de lança da Vanguarda Paulistana, na década de 1980, ao lado de Arrigo Barnabé, Premeditando o Breque, entre outros-- lançou oito discos e foi tachado de maldito.
Depois de sua morte --em decorrência de um câncer--, lançamentos póstumos têm feito com que a obra do Nego Dito se renove.
Caio Guatelli - 13.dez.00/Folhapress
Itamar Assumpção em sua casa no bairro da Penha, em São Paulo, em 2000
Itamar Assumpção em sua casa no bairro da Penha, em São Paulo, em 2000
O mais recente é "Itamar Assumpção - Cadernos Inéditos" (Itaú Cultural e ed. Terceiro Nome, R$ 60, 238 págs.), que reúne cerca de 600 poemas, letras de músicas e textos inéditos escritos por Itamar em seus cadernos pessoais entre 1986 e 2003.
O livro, que será lançado no próximo dia 1º, tem organização das filhas do compositor, Anelis e Serena Assumpção, da viúva, Elizena Assumpção, e do músico Marcelo Del Rio, que trabalhou com o cantor em seus últimos anos de vida.
Para a compilação do material, foram reviradas seis caixas com cerca de 20 cadernos em cada uma, guardados na casa em que Itamar morou, no bairro da Penha, na zona leste de São Paulo.
O evento de lançamento terá leituras dramáticas de poemas e textos de Itamar. As performances terão direção de Pedro Granato e participações de Jairo Pereira, Paula Pretta e Roberta Martinelli, que vão usar figurinos deixados por Itamar.
A noite também contará com a exibição do documentário "Daquele Instante em Diante" (2011, 12 anos), dirigido por Rogério Velloso.
"Vira e mexe chega um parceiro dele, procura a gente e diz que tem algo feito com meu pai guardado. Ainda tem muito material pra sair", diz Serena.
ITAMAR ASSUMPÇÃO - CADERNOS INÉDITOS
QUANDO 1º/11, das 18h às 22h
ONDE Itaú Cultural (av. Paulista, 149; tel. 0/xx/11/2168-1776)
QUANTO grátis (ingressos distribuídos 30 minutos antes do evento)
CLASSIFICAÇÃO livre

http://www1.folha.uol.com.br/ilustrada/1174528-livro-reune-letras-de-musicas-poemas-e-textos-ineditos-de-itamar-assumpcao.shtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário