sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Exposição ”Mestres do Coco Pernambucano”


Exposição ”Mestres do Coco Pernambucano”, composta de fotografias pertencentes ao vasto acervo do Centro Cultural Farol da Vila, de Cabo de Santo Agostinho, que desde 1999 realiza ações de resgate e preservação deste folguedo popular. O acesso à mostra é gratuito e segue até o dia 26 de outubro.
A exposição tem um caráter itinerante e democrático: Nos municípios onde passou, as imagens foram expostas em espaços públicos, com o incentivo da participação de representantes locais do coco, ajudando o público a compreender toda a história e a contribuição deste folguedo à cultura popular brasileira. Entre os grandes nomes retratados, estão ícones como Selma do Coco, Biu de Aliança, Zé Neguinho, Galo Preto, Cila do Coco, João Goitá, Roberto Cocada, Daniel Junior, Beth de Oxum e Aurinha do Coco, entre outros.
A abertura nesta quinta conta com a apresentação do grupo A Cocada, originário da comunidade de Amaro Branco, em Olinda, e seu repertório que une o coco à ciranda, ao maracatu, caboclinho e samba de roda.
Os trabalhos fotográficos apresentados fazem parte do Encontro do Coco Pernambucano, que este ano alcançou sua 13ª edição, promovendo ações pedagógicas de formação e difusão do coco de roda, com a inserção de mostras de cinema, oficinas-espetáculo, roda de coco e palestras. O projeto é vencedor de prêmios como o Programa Petrobras Cultural 2010, na linha Produção e Difusão e área Festivais de música, e o 1º Prêmio de Expressões Culturais Afro-Brasileiras, realizado pelo Centro de Apoio ao Desenvolvimento Osvaldo dos Santos Neves (Cadon), em parceria com a Fundação Cultural Palmares, com o apoio do Ministério da Cultura e patrocínio da Petrobras, também em 2010.
Serviço:

Exposição “Mestres do Coco Pernambucano”
Visitação: até 26 de outubro de 2012
Horários: De segunda a sexta-feira, das 10h às 18h
Local: Sala Nordeste, Rua Bom Jesus, 237, Bairro do Recife, Recife – PE
Informações: (81) 3117.8442/ 3117.8430
Entrada Franca
Texto: Juliano Mendes da Hora – AScom MinC / RRNE



http://culturadigital.br/mincnordeste/2012/10/17/mestres-do-coco-pernambucano-em-exposicao-gratuita-no-recife/

Nenhum comentário:

Postar um comentário