sábado, 17 de novembro de 2012

Encontro de Tambores marca ritmo do Dia da Consciência Negra no Amapá


MACAPÁ – Música, religiosidade, apresentações artísticas e culturais vão comemorar o dia da Consciência Negra em Macapá. A Secretarias Extraordinária de Políticas para Afrodescendentes (Seafro) e de Estado da Cultura (Secult) preparam uma extensa programação de atividades, dos dias 18 a 30 de novembro, e contará com a participação de entidades ligadas ao movimento negro.
Serão oferecidas oficinas, seminários, caminhada Zumbi dos Palmares, rufar dos tambores, debates, capoeira, hip-hop, apresentação de candomblé e umbanda. A programação ainda conta com shows de artistas regionais, a tradicional Missa dos Quilombos e o momento mais aguardado: o Encontro dos Tambores, no Centro de Cultura Negra do Amapá.

Encontro dos tambores

O Encontro dos Tambores é o maior evento dentro da Semana da Consciência Negra no Amapá, que este ano ocorrerá de 21 a 24 de novembro. É o momento em que as comunidades encantam o público com suas manifestações: marabaixo, batuque, sairé, zimba e tambor de crioula. E para que a apresentação esteja à altura, este ano o governo estadual repassa a cada grupo uma ajuda para as indumentárias, que este ano passou de R$ 4 mil para R$ 5 mil, atendendo aos pedidos das comunidades.

De acordo com um dos coordenadores do evento, Iran Lima, em 2011 o público do evento chegou a 10 mil pessoas por dia. Na ocasião, foram realizadas oito oficinas, que beneficiaram 950 pessoas em cursos diversos. “Para 2012, o objetivo é organizar a semana com ações, seminários e oficinas descentralizadas durante a Semana Zumbi dos Palmares, como forma de promover, sensibilizar e dar uma formação mais crítica aos envolvidos no evento”, destaca Iran.
Dessa forma, a meta é elevar o público para 12 mil pessoas ao dia, envolver 40 comunidades no Encontro dos Tambores. Estão previstas 4 oficinas, 5 seminários e diversos cursos.
Confira a Programação da Semana da Consciência Negra no Amapá

FONTE:
http://www.portalamazonia.com.br/cultura/variedades/encontro-de-tambores-marca-ritmo-do-dia-da-consciencia-negra-no-amapa/

Nenhum comentário:

Postar um comentário