quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

Mostra inédita revela um pouco da vasta produção do fotógrafo Jesus Santoro

 
A exposição traz obras do artista que fazem parte do acervo do Museu da Imagem e do Som do Paraná
Abre na quarta-feira, dia 19 de dezembro, às 19 horas, no Hall da Secretaria de Estado da Cultura, a exposição “Jesus Santoro – A Revelação de Um Mestre”. Organizada pelo Museu da Imagem e do Som do Paraná (MIS/PR) a mostra tem curadoria do fotógrafo João Urban. A entrada é gratuita.
A exposição é a primeira dedicada à arte quase desconhecida deste fotógrafo que influenciou grandes nomes da fotografia no Paraná, mas cujo trabalho foi pouco difundido em vida. Sua obra pertence atualmente ao acervo do MIS/PR, totalizando mais de 23 mil negativos fotográficos. Nesta exposição uma amostra significativa do apuro técnico e da sensibilidade artística do fotógrafo é apresentada ao público.
 
Jesus Santoro, falecido em 2003, era mineiro, passou por São Paulo e em meados de 1950 chegou ao Paraná. Autodidata, aprendeu a fotografar observando. O enquadramento preciso e a percepção da luz eram características inerentes ao artista, que também possuía inúmeras habilidades: projetava estandes para exposições, esculpia, modelava, desenhava e retocava fotografias. Gostava muito de cinema e fez a direção de fotografia do primeiro filme de Sylvio Back, “As Moradas” (1964). Em meados de 1970 deixou a sociedade da empresa Prisma Realizações, que comandou junto com Francisco Kava. Depois de ter vários restaurantes e um pequeno ateliê de artesanato, terminou sua vida ao pé da Serra do Mar, onde fazia suas peças, vendia milho cozido e recebia poucos e fiéis amigos. Morreu só, mas deixou um grande legado que nunca foi exposto enquanto o fotógrafo viveu.
 
Rua Ébano Pereira, 240
Telefone: (41) 3221-4700
 
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário