quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

PROJETO SAMBRASIL – Encontro de Gerações do Samba

A nova geração do samba brasiliense divide o palco com grandes nomes do samba de raiz, no dia 22 de dezembro, a partir das 14h30, na Associação dos Servidores da Câmara dos Deputados _ ASCADE. É a terceira edição do projeto SAMBRASIL que homenageia o mais autêntico dos ritmos brasileiros com uma programação diversificada e cheia de ginga. O projeto SAMBRASIL conta com o apoio da Fundação Cultural Palmares (FCP) e da Secretaria de Cultura do Distrito Federal.
Nesse dia de celebração ao samba, o grupo Adora Roda convida Cris Pereira, Khris Maciel e Teresa Lopes, três mulheres negras e sambistas de Brasília para fazer parte desse grande encontro, juntamente com dois grandes papas da Velha Guarda do samba, Noca da Portela e Almir Guineto.
Com entrada gratuita, o evento também levará ao público a apresentação do choro de Dudu Maia e Quarteto. As atrações do Projeto SAMBRASIL encerram uma série de homenagens, ao ritmo, no mês em que é comemorado o Dia Nacional do Samba.
Na ocasião, será prestada uma homenagem a Wilson Miranda, o Brother ( em memória), um dos fundadores do Bloco de Carnaval Pacotão, e ao veterano sambista Carlos Elias, ex-integrante da Ala dos Compositores da Portela, morador e incentivador do samba em Brasília, desde a década de 70.
 
Genuinamente brasileiro – Desde seu surgimento, o samba passeia por diversas vertentes. Desde as raízes que deram origem ao sambafro, considerado por muitos como um divisor de águas, até samba de roda da Bahia aos cantos do candomblé e o toque do berimbau das rodas de capoeira. Todos esses elementos contribuíram para consolidar a influência da música africana no Brasil. Sem dúvida, o samba se tornou um dos símbolos da cultura brasileira, gerou diversos subgêneros e marcou o ritmo da maior festa popular nacional, o carnaval.
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário