quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Dia da Consciência Negra com Sambada de Coco do Guadalupe


Festival Sagarana - Feito Rosa para o Sertão

Hoje é o Dia D DrummonD





Hoje é o Dia Daquele que sempre está no meio Do nosso caminho poético:
nosso Carlos DrummonD De AnDraDe
Veja aí a programação:
http://diadrummond.ims.uol.com.br/

3º Festival Nacional de Teatro de Ribeirão Preto começa nesta quinta-feira

3º Festival Nacional de Teatro de Ribeirão Preto começa nesta quinta-feira
‘1ª Mostra Panorama Zero 16’ apresenta espetáculos somente de grupos locais

Fotos Divulgação

“Camille e Rodin”, com o ator Leopoldo Pacheco, é um dos espetáculos convidados

A partir desta quinta-feira, 1º de novembro, até o próximo dia 18, Ribeirão Preto se transforma em um enorme palco, “respirando” teatro por todos os cantos, recebendo os oito espetáculos selecionados e ainda mais três convidados para o 3º Festival Nacional de Teatro da cidade.


Dando início ao evento, a partir desta quinta-feira até o dia 8, acontece a “1ª Mostra Panorama Zero 16”, com várias apresentações de grupos locais em espaços culturais alternativos, como Casa das Artes e A Coisa, realizada pelo Movimento Teatreiros da cidade.

No período de 9 a 18, acontecerão as apresentações dos espetáculos selecionados e também dos convidados, além de oficinas, debates e workshops com artistas renomados da área teatral do país.

O 3º Festival Nacional de Teatro de Ribeirão Preto é uma realização da Secretaria Municipal da Cultura, juntamente com o Movimento Teatreiros de Ribeirão Preto, patrocínio da Vivo, por meio do programa cultural Vivo EnCena e Centro Universitário Moura Lacerda.

Nesta terceira edição, as apresentações acontecerão em vários espaços culturais da cidade, como Teatro Municipal, Teatro Minaz, Teatro do Sesi, Sesc, Theatro Pedro II e Centro Cultural Palace.

Para a secretária municipal da Cultura, Adriana Silva, chegar na 3ª edição com a participação de grupos de todo o Brasil, é um crescimento muito positivo para o Teatro de Ribeirão Preto. “Conseguir manter a sequência é uma vitória para a cidade. A Comissão Julgadora foi bastante criteriosa e, segundo eles, o resultado está à altura de festivais mais antigos no Brasil. Teremos três grandes espetáculos convidados, com apresentações sem bilheteria, e que viabilizarão a participação de todos”. Ainda segundo ela, além dos espetáculos, no período do festival, o debate sobre a arte “será contínuo e isso colabora com o fortalecimento do movimento teatreiros da cidade”.

Para o ator e diretor Flávio Racy, integrante do Movimento Teatreiros Ribeirão Preto, é importante o fato de que este ano o movimento teatral atua diretamente na conceituação e no planejamento do festival, em parceria com a Secretaria da Cultura. Ele também reconhece a importância do Festival tornar-se nacional, “possibilitando o encontro dos artistas e do público ribeirão-pretano com obras criadas em outros lugares e outras experiências”, observa o ator.

Segundo Racy, a ‘Mostra Panorama Zero 16’, é organizada diretamente pelo movimento teatral local. “Com o compromisso de continuar, como nas edições anteriores, mostrando para a cidade o que produzimos de arte em Ribeirão Preto”, completa.

O curador artístico do programa cultural Vivo EnCena, Expedito Araújo, acredita que estimular um projeto como este, inserindo também espetáculos convidados na programação “é viabilizar através do Festival ações inovadoras no âmbito das artes cênicas onde potencializam-se os intercâmbios entre artistas e organizações, sobretudo na cidade de Ribeirão Preto, polo de grupos e artistas com ações singulares, que cada vez mais ganham espaço, dadas as particularidades de suas expressões, na cena nacional”.


“Roda Gigante”, da Cia.Tertúlia, participa da Mostra Panorama, no dia 5

Espetáculos selecionados
– Cia. Eucasquatro (Santo André-SP): "Sobre Pedras e Flores - Uma Metáfora sobre o Amor", Circe (Piraçaí-SP): “Yaguaretéa, Cia. do Estômago Brasileira de Teatro (Ribeirão Preto-SP): “A.B.Ismo”, Fabiana Silva Martins (Ribeirão Preto-SP): “Alexandre Entre Xiquesxiques e Mandacarus”, Cortejo Teatro e Cia (Três Rios-RJ): “Uma História Oficial”, Cia. Andante (Itajaí-SC): “Espia Só! Teatro lambe-lambe, Quase9 Teatro (São José dos Campos-SP): “Encontro de Dois”, Coletivo de Artes Cênicas (Jacareí-SP): “Os Cavalos Refugam Perante o Abismo”.


Espetáculos convidados – Dois virão por intermédio do Programa Cultural Vivo EnCena: “Camille e Rodin” e o infantil “Meio Lá, Meio Cá”. O espetáculo “O Homem, A Besta e A Virtude”, com patrocínio da Pirelli, Pneuac e Campneus e com o apoio do ProAC, tem no seu elenco a atriz ribeirão-pretana Débora Duboc.

Todos os espetáculos são gratuitos e a retirada dos ingressos deve ser feita uma hora antes no local de cada apresentação. Mais informações no blog do festival: http://festivaldeteatroribeiraopreto.blogspot.com.br ou pelo fone (16) 3636-1206, nos ramais 226 e 230.


Serviço:

Programação da “Mostra Panorama Zero 16”
De 1º a 8/11:
Aqui o valor da entrada é: “Pague quanto quiser”, para quem puder colaborar.

Dia 01, às 20h: “Tentativas contra a vida dela” (Teatro de Riscos) – Auditório Barão de Mauá, Rua Chile, 845

Dia 02, às 17h: “Ninguém Taí” (Grupo Insônia) – Pq. Maurílio Biagi (próximo à Rodoviária)

Dia 02, às 20h: “Abra seus olhos” (Teatro dos Andarilhos) – TPC Sala Marcos Caruso, Rua Marcondes Salgado, 731

Dia 03, às 16h: “A Comadre Morte” (Cia. Boccaccione) – Espaço Profissional, – Rua Virgílio de Carvalho Neves Neto, 928

Dia 03, às 20h: “A Cadeira de Rodas” (Grupo TPC) – Casa das Artes, Av. Caramuru, 1.516

Dia 04, às 16h: “Chapeuzinho Vermelho” (Os Profiçççionais) – Casa das Artes, Av. Caramuru, 1.516

Dia 04, às 20h: “Dos pés feridos aos pés alados” (NIT) – Auditório Barão de Mauá, Rua Chile, 845

Dia 05, às 20h: “Roda Gigante” (Cia.Tertúlia) – Ribeirão em Cena, Rua Lafaiete, 1.084

Dia 06, às 20h: “Lesados” (Ribeirão em Cena) – Casa das Artes, Av. Caramuru, 1.516

Dia 07, às 20h: “Willi in propriedade” (Cia.A Dita Cuja) – Telhado Cultural, Rua Álvares Cabral, 469 – 6º andar

Dia 08, às 21h: Leitura de textos curtos – A Coisa, Rua Amador Bueno, 1.300


“Alexandre entre Xiquexiques e Mandacarus”, de Ribeirão Preto, um dos selecionados


http://www.ribeiraopreto.sp.gov.br/ccs/snoticias/i33principal.php?id=23202

Lançamento do livro ITAMAR ASSUMPÇÃO - CADERNOS INÉDITOS

Livro reúne letras de músicas, poemas e textos inéditos de Itamar Assumpção
Publicidade
LUCAS NOBILE
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Há casos em que as figuras de criador e criatura se tornam indissociáveis. Assim ocorreu com o cantor e compositor Itamar Assumpção (1949-2003) e seu personagem (espécie de pseudônimo) Benedito João dos Santos Silva Beleléu, vulgo Nego Dito.
Filhas de Itamar Assumpção lançam inéditos do pai
Parcerias musicais de Itamar Assumpção serão lançadas em novos discos
Por sua postura crítica e avessa ao "oba-oba" do showbiz e por criar letras e músicas fora dos padrões de seu tempo, Itamar --ponta de lança da Vanguarda Paulistana, na década de 1980, ao lado de Arrigo Barnabé, Premeditando o Breque, entre outros-- lançou oito discos e foi tachado de maldito.
Depois de sua morte --em decorrência de um câncer--, lançamentos póstumos têm feito com que a obra do Nego Dito se renove.
Caio Guatelli - 13.dez.00/Folhapress
Itamar Assumpção em sua casa no bairro da Penha, em São Paulo, em 2000
Itamar Assumpção em sua casa no bairro da Penha, em São Paulo, em 2000
O mais recente é "Itamar Assumpção - Cadernos Inéditos" (Itaú Cultural e ed. Terceiro Nome, R$ 60, 238 págs.), que reúne cerca de 600 poemas, letras de músicas e textos inéditos escritos por Itamar em seus cadernos pessoais entre 1986 e 2003.
O livro, que será lançado no próximo dia 1º, tem organização das filhas do compositor, Anelis e Serena Assumpção, da viúva, Elizena Assumpção, e do músico Marcelo Del Rio, que trabalhou com o cantor em seus últimos anos de vida.
Para a compilação do material, foram reviradas seis caixas com cerca de 20 cadernos em cada uma, guardados na casa em que Itamar morou, no bairro da Penha, na zona leste de São Paulo.
O evento de lançamento terá leituras dramáticas de poemas e textos de Itamar. As performances terão direção de Pedro Granato e participações de Jairo Pereira, Paula Pretta e Roberta Martinelli, que vão usar figurinos deixados por Itamar.
A noite também contará com a exibição do documentário "Daquele Instante em Diante" (2011, 12 anos), dirigido por Rogério Velloso.
"Vira e mexe chega um parceiro dele, procura a gente e diz que tem algo feito com meu pai guardado. Ainda tem muito material pra sair", diz Serena.
ITAMAR ASSUMPÇÃO - CADERNOS INÉDITOS
QUANDO 1º/11, das 18h às 22h
ONDE Itaú Cultural (av. Paulista, 149; tel. 0/xx/11/2168-1776)
QUANTO grátis (ingressos distribuídos 30 minutos antes do evento)
CLASSIFICAÇÃO livre

http://www1.folha.uol.com.br/ilustrada/1174528-livro-reune-letras-de-musicas-poemas-e-textos-ineditos-de-itamar-assumpcao.shtml

terça-feira, 30 de outubro de 2012

Exposição Ver Verde em Macapá(AP)

VI Encontro Paulista de Hip Hop

I Festival Omi – O Festival Internacional da Diversidade Cultural

I Festival Omi – O Festival Internacional da Diversidade Cultural a ser realizado nos dias 20 e 21 de novembro de 2012 no Centro Cultural da UFMG, em Belo Horizonte/MG, evento realizado pelo Instituto de Inovação Social e Diversidade Cultural (INSOD) em celebração ao Dia da Consciência Negra.

Toda a programação, que inclui diversas intervenções culturais, mesas-redondas, oficinas, concurso fotográfico, é GRATUITA e as inscrições podem ser feitas pelo site www.insod.org, no link http://www.instituto.insod.org/index.php/omi/inscricoes-festival-omi.
Social e Diversidade Cultural (INSOD)
Belo Horizonte / Minas Gerais / Brasil
+55 31 3347 4001
contato@insod.org
www.insod.org

I Seminario Internacional de Cultura Viva Comunitaria em Lima(Peru)

CRio acontece no Píer Mauá



Toda a programação do CRio, de 21 a 25 de novembro, acontece no Píer Mauá, ícone do processo de revitalização da zona portuária do Rio, o Porto Maravilha.

O Píer Mauá vai se transformar num centro turístico, cultural e de entretenimento e abrigar o Museu do Amanhã. Na Praça Mauá está sendo construído o Museu de Arte do Rio de Janeiro (Mar). É neste momento que o CRio propõe o pensamento coletivo ...
em torno do tema "Redesign e Transformação Urbana".

Entenda o projeto do Porto Maravilha: http://portomaravilha.com.br/index.aspx

Lançamento Documentário Maria Conga Orgulho de Ser Quilombola



Maria Conga - Orgulho de Ser Quilombola 12'57 O lançamento do Documentário Maria Conga Orgulho de Ser Quilombola acontecerá no dia 01 de novembro, a partir das 17h, na Praça da Prefeitura de Magé (Praça Dr NIlo Peçanha - Praça da Prefeitura de Magé - R. Adam Brumer, 63-139 - Magé - RJ). Entrada gratuita.
 
O Documentário Maria Conga Orgulho de Ser Quilombola, nos leva a conhecer a história de uma das mulheres mais importantes do Brasil na luta pela liberdade. As conquistas desta grande guerreira e a formação do Quilombo Maria Conga é contada através dos Pontos de Visão e memória de seus orgulhosos remanescentes que apresentam o documentário: Maria Conga - Orgulho de Ser Quilombola. O Ponto de Cultura Cinemina Pontos de Visão é uma das ações da Estimativa e é um projeto que contribui para a produção e o acesso de bens culturais, consequentemente, trabalha a autoestima, o sentimento de pertencimento e a cidadania. Roteiro, Direção e toda a parte técnica foram feitas pel@s participantes da oficina do Ponto de Cultura Cinemina Pontos de Visão com orientação d@s professores Janaina Oliveira Re.Fem. e Bruno Thomassin e as produtoras Jana Guinond, Deny Moura e Ednéa Rubim. Fotos no blog do projeto: http://cineminapontodevisao.blogspot.com.br/
 
Realização: Estimativa Ponto de Cultura Cinemina Pontos de Visão
Serviço: Lançamento Documentário Maria Conga Orgulho de Ser Quilombola
Dia: 01 de novembro de 2012 - Quinta-feira(Véspera de feriado) Horário: 17h Local: Praça Dr Nilo Peçanha - (Praça da Prefeitura de Magé) R. Adam Brumer, 63-139 - Magé - RJ, 25900-000 Entrada: Gratuita
— com Karen

sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Exposição ”Mestres do Coco Pernambucano”


Exposição ”Mestres do Coco Pernambucano”, composta de fotografias pertencentes ao vasto acervo do Centro Cultural Farol da Vila, de Cabo de Santo Agostinho, que desde 1999 realiza ações de resgate e preservação deste folguedo popular. O acesso à mostra é gratuito e segue até o dia 26 de outubro.
A exposição tem um caráter itinerante e democrático: Nos municípios onde passou, as imagens foram expostas em espaços públicos, com o incentivo da participação de representantes locais do coco, ajudando o público a compreender toda a história e a contribuição deste folguedo à cultura popular brasileira. Entre os grandes nomes retratados, estão ícones como Selma do Coco, Biu de Aliança, Zé Neguinho, Galo Preto, Cila do Coco, João Goitá, Roberto Cocada, Daniel Junior, Beth de Oxum e Aurinha do Coco, entre outros.
A abertura nesta quinta conta com a apresentação do grupo A Cocada, originário da comunidade de Amaro Branco, em Olinda, e seu repertório que une o coco à ciranda, ao maracatu, caboclinho e samba de roda.
Os trabalhos fotográficos apresentados fazem parte do Encontro do Coco Pernambucano, que este ano alcançou sua 13ª edição, promovendo ações pedagógicas de formação e difusão do coco de roda, com a inserção de mostras de cinema, oficinas-espetáculo, roda de coco e palestras. O projeto é vencedor de prêmios como o Programa Petrobras Cultural 2010, na linha Produção e Difusão e área Festivais de música, e o 1º Prêmio de Expressões Culturais Afro-Brasileiras, realizado pelo Centro de Apoio ao Desenvolvimento Osvaldo dos Santos Neves (Cadon), em parceria com a Fundação Cultural Palmares, com o apoio do Ministério da Cultura e patrocínio da Petrobras, também em 2010.
Serviço:

Exposição “Mestres do Coco Pernambucano”
Visitação: até 26 de outubro de 2012
Horários: De segunda a sexta-feira, das 10h às 18h
Local: Sala Nordeste, Rua Bom Jesus, 237, Bairro do Recife, Recife – PE
Informações: (81) 3117.8442/ 3117.8430
Entrada Franca
Texto: Juliano Mendes da Hora – AScom MinC / RRNE



http://culturadigital.br/mincnordeste/2012/10/17/mestres-do-coco-pernambucano-em-exposicao-gratuita-no-recife/

CCBB RJ: Exposição IMPRESSIONISMO – Paris e a Modernidade

IMPRESSIONISMO – Paris e a Modernidade
Impressionismo: Paris e a modernidade é uma exposição inédita que apresenta um panorama detalhado da pintura impressionista e pós-impressionista por meio de 85 obras-primas, de artistas como Claude Monet, Vincent Van Gogh, Jules Lefebvre, Édouard Manet, Paul Gauguin, Pierre-Auguste Renoir e Toulouse-Lautrec, dentre outros, pertencentes ao Museu d’Orsay, em Paris, um dos mais visitados do mundo. Várias telas sairão do museu pela primeira vez. O acervo ficará exposto no CCBB do Rio de Janeiro, com entrada franca, no período de 23 de outubro de 2012 a 13 de janeiro de 2013.
Para receber a mostra, o Programa Educativo do Centro Cultural do Banco do Brasil do Rio de Janeiro organizou os encontros “Práticas e Reflexões com Educadores” nos quais professores das escolas públicas e privadas receberam capacitação, com conteúdo informativo, sobre o movimento Impressionista e propostas para desenvolvimento de atividades em sala de aula na preparação de seus alunos para a visita à exposição.
O Programa elaborou, ainda, uma série de atividades gratuitas ligadas à exposição em tela, que serão oferecidas em suas dependências no primeiro andar e também em sala especialmente ambientada para a mostra, no segundo andar. Senhas serão distribuídas 30 minutos antes de cada atividade. Confira na programação abaixo:
.

Programação:

ESTAÇÃO SENSORIAL

O público terá contato com diferentes elementos do acervo exposto por meio dos sentidos alternativos à visão, tendo como suporte material especialmente criado para a atividade.

– Terça a domingo – 13h, 15h, 17h e 19h

Impressões, um espaço acessível

Partindo do contato com telas táteis, os visitantes poderão perceber algumas imagens presentes na exposição. Além disso, reproduções em relevo, gravações sonoras, elementos tridimencionais e olfativos os ajudarão a recriar os ambientes retratados nas telas.
LABORATÓRIO DE AÇÕES CRIATIVAS
Espaço de experimentação e criação que promove novas leituras do mundo e das diferentes formas de sentir, através das artes visuais.

– Terça a domingo - 14h, 16h e 18h
Cor. Cor
Tendo como referência visual a pintura pontilhista, o laboratório “Cor. Cor” propõe uma investigação sobre os processos de composição das cores utilizando carimbos pontilhados. Neste laborátório o público vai recriar algumas das pinturas presentes na exposição “Impressionismo – Paris e Modernidade” definindo e redefinindo as cores dos trabalhos dos grandes mestres.
Essa pintura é massa!
É recorrente na pintura impressionista o uso de espessas camadas de tinta sobre a tela, criando volumes e texturas. Neste laboratório vamos experimentar uma técnica diferente para criar tais texturas e volumes. Utilizando massa de modelar colorida, os participantes vão compor de forma colaborativa os quadros dos pintores impressionistas criando as imagens através de manchas de cor.
MUSICANDO
Experimentação musical que relaciona as artes visuais à música através de jogos, composições coletivas e canções diversas que se utilizam do corpo, da voz, instrumentos e objetos sonoros.
– Sábados e domingos - 13h
aCORde!
É possível a cor ter som? E o som, é capaz de possuir cores? Muitos pintores impressionistas escolhiam trabalhar em ambiente externo para experienciar diferenças de luz e cores. Nesta edição do “musicando” vamos transpor a linguagem visual para a linguagem musical vivenciando a combinação de sons, o que resultará em improváveis aCORdes!

Impressões sonoras

Já percebeu que os pássaros cantam mais pela manhã? E quando todos estão dormindo? Que som fazem? Os pintores impressionistas saíam de seus ateliês para observar as diferenças de luz e cor nas paisagens no decorrer do dia. Nesta atividade os participantes irão percorrer os espaços do CCBB a fim de perceber as diferenças sonoras de cada ambiente para a realização de uma composição inspirada na prática dos impressionistas.
PEQUENAS MÃOS
Crianças de 3 a 6 anos vivenciam contações de histórias e experimentam diversos processos artísticos, em um ambiente adequado à sua maneira peculiar de significar o mundo.
– Sábados e domingos – 15h
Crianças de 3 a 6 anos, acompanhadas de responsáveis

Da janela do trem
O trem já está partindo! Se você já passeou de trem sabe como é ficar olhando a paisagem passar bem rápido pela janela. No século XIX correm nos trilhos as primeiras máquinas a vapor, trens mais velozes e que faziam muita fumaça. Muitos artistas se encantaram com a velocidade das cores que viam na natureza e transformaram sua maneira de pintar. Os pequenos serão convidados a fazer parte dessa viagem com cavaletes, telas, tintas e pincéis. Motivados por estímulos sonoros e imagens de grandes pintores como Monet e Degas poderão experimentar a pintura a partir de temas diversos.
EM CANTOS E CONTOS
As relações entre as tradições orais, a literatura, as artes visuais e cênicas são propostas nas histórias contadas. A palavra é sempre o principal instrumento e conta com o apoio de diversos recursos para proporcionar o encontro entre o arcaico e o contemporâneo.

FAMÍLIA – sábado e domingo - 17h

O Flautista de Hamelin

Ratos! Muitos Ratos! Hamelin foi invadida por milhares desses roedores e o povo da cidade ficou desesperado. Felizmente surgiu um misterioso homem com uma flauta dotada de poderes mágicos colocando Hamelin a salvo. Porém, após ser enganado, o flautista decide levar consigo algo que é muito importante para os moradores.

A Pequena Bailarina

Que tal uma dança? Inspiradas na obra do pintor francês impressionista Edgard Degas, que pintava bailarinas nas suas telas, seremos embalados por histórias que dançam e fazem dançar, como uma princesa que gasta sete pares de sapato por noite e uma bailarina que dança com um galo cantor!
Os fios do destino
Lá no horizonte um fio de luz tece o horizonte. Uma velha viúva ao bordar seus sonhos encontra-se com fadas, cruza montanhas de fogo e mares de gelo. Uma jovem tecelã tece dia a dia o seu destino. Fios do tempo se entrelaçam nas envolventes tramas do conto chinês “O Brocado Maravilhoso” e da história “A moça tecelã”, de Marina Colassanti.

ADULTO – sábado e domingo - 18h

Conto

1900 - Paris, Cidade Luz! O mundo moderno estava no seu esplendor - cabarés, cafés, salões de arte. O que mais era preciso para aproveitar esse último ano do século? Através da voz não convencional de Yvette Guilbert, anedotas do mundo parisiense e uma pequena prosa simbolista, a contação traça um possível olhar àquele tempo.

Em águas

Para perceber de perto o reflexo das coisas sobre a água, o pintor Claude Monet montou seu atelier num barco onde criou muitos quadros. Como ele, muitas pessoas escolhem passar longos ou curtos periodos das suas vidas sobre as águas...Esta contação traz em poesia e prosa como o fluxo das águas interfere no fluxo da vida e chegam a se confundir. Falando de rios e mares paisagens internas e externas são construídas.
Centro Cultural Banco do Brasil
Rua Primeiro de Março, 66 – Centro, Rio de Janeiro.
Informações CCBB Educativo – 1º andar
(21) 3808 2070 / 3808 2254
Entrada Franca
Distribuição de senhas: 30min antes das atividades.

Festival SESI Bonecos do Mundo

Em novembro, Recife, Fortaleza e Salvador receberão bonecos do Brasil e de vários países no festival SESI Bonecos do Mundo. A programação se dividirá entre espetáculos, oficinas e exposições, encantando desde crianças aos mais idosos. 


 Recife: 06/11 a 11/11 - Fortaleza: 14/11 a 18/11 – Salvador: 21/11 a 25/11.

Evento cultural ABRACADABRA nos Bairros em Dr. Juracy


Evento cultural ABRACADABRA nos Bairros em Dr. Juracy

O bairro Dr. Juracy estará em festa no dias 27 e 28 de outubro (sábado e domingo) com o evento “ABRACADABRA nos Bairros”. Este dia mobilizará mais de quarenta artistas da cidade e agitará os amantes da arte e da cultura com exposições de Artes Plásticas, Artesanatos, Literatura, shows musicais, apresentações de Dança, Capoeira, Teatro, Recital de poesia, fanfarra, entre outras atrações culturais. Tudo isso só será possível devido ao patrocínio da Associação das Indústrias de Brumado - AIBRUM.
Entre as atrações do Movimento Cultural ABRACADABRA* estão o Grupo Internacional de Capoeira Topázio, a Cia de Teatro ABRACADABRA, o Mercado de Artes sendo representados na exposição de artesanato, os artistas plásticos Robson Trindade e Enilson Meira, os escritores Rui Lobo, Paulo Esdras e Antônio Ferreira, Brincadeiras antigas com Zara Risério, entre outros.


Atrações do bairro também atuarão no evento, como o coral e o teatro da escola Oscarlina Oliveira Santos e jovens do colégio Roberto Santos. Alguns parceiros também abrilhantarão o evento: A ASPAB –Associação dos Protetores de Animais de Brumado e o MODERA participarão das oficinas e das brincadeiras.
Além das exposições e apresentações, os moradores do bairro Dr. Juracy poderão participar de oficinas gratuitas de Artesanato em pedra, Teatro, Capoeira, Desenho, Pintura, entre outras.
*ABRACADABRA Brumado - Agentes Brasileiros de Cultura e Arte Democrática Brasileira, composto por integrantes de todas as linguagens artísticas e manifestações culturais do município.
O que: Evento cultural ABRACADABRA nos Bairros em Dr. Juracy
Quando: 27 e 28 de outubro, Sábado e Domingo – 09h00 às 22h00
Onde: Rua Padre Anchieta, próximo ao Colégio Roberto Santos
Quanto: Entrada franca

quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Sarau Poético em Boa Vista(RR)



GRUPO MAWACA FAZ SHOW EM SOLIDARIEDADE AO POVO GUARANI KAIOWÁ



GRUPO MAWACA FAZ SHOW EM SOLIDARIEDADE AO POVO GUARANI KAIOWÁ

Os Guarani-Kaiowá perderam suas terras
e agora estão perdendo suas vidas…
… e você pode ajudá-los agora!
...

CAMPANHA DE ARRECADAÇÃO ATÉ DIA 10 DE NOVEMBRO!!!!

(O grupo Mawaca apresentará o espetáculo Cantos da Floresta em solidariedade ao povo Guarani Kaiowá do Mato Grosso do Sul e neste show contarão com a presença do povo Kaxinawa, do Acre e da Comunidade Bayaroá, do Amazonas)
 

domingo, 14 de outubro de 2012

Lançamento do livro Arte, Magia e Malandragem - O imaginário cantado nas rodas de capoeira





ARTE, MAGIA E MALANDRAGEM O imaginário cantado nas rodas de Capoeira. Autor: Mestre COLUMÁ (CIA. CAPOEIRA - RJ) Dia 29/10 às 14h na Lapa Rio Capoeira (Rua da Relação nº 49) VALE A PENA CONFERIR! 

Praça Tiradentes Cultural traz grátis Show Elza Soares Deixa a Nega Gingar no RJ


Espetáculo Solano "O Poeta do Povo"


FESTA DE ARREMATE DA FOLIA DE REIS BANDEIRA CRUZEIRO DO SUL DO MÉIER



FESTA DE ARREMATE DA FOLIA DE REIS BANDEIRA CRUZEIRO DO SUL DO MÉIER 

que será realizada no .. 

Dia : 1O/11/2O12

Ás : 22hs

Local : Rua Barão de Santo Angelo , nº 915 meier

Conto com a sua presença .! (:

[/ para mais informações , ligue 3971-4949 falar com Débora ou
3275-9190 falar com Roberto 

VI Enocontro Internacional de Cinema Negro Brasil, África e Caribe



MAIORES INFORMAÇÕES (21) 2508-7381 OUhttp://www.encontrodecinemanegro.com.br/ 

Grupo Palco dos Mil Sonhos: X Encontro Raça Afro



dia 20 de novembro de 2012 (Dia da Consciência Negra) no Espaço Cultural CEDIM, as 19:00 h..

sábado, 13 de outubro de 2012

Exposição 'Miriti das Águas' em Belém(PA)




Exposição 'Miriti das Águas'

A exposição "Miriti das Águas" traz à Belém peças produzidas a partir da fibra do miriti, técnica de artesanato tradicional em Abaetetuba, nordeste do Pará. Duas mil peças, inspiradas no Círio de Nazaré, fazem parte da exposição, que tem curadoria de Emanuel Franco e Rosângela Brito. Os objetos poderão ser visitados pelo público entre os dias 10 e 20 de outubro, na Estação das Docas.

O artesanato em miriti é uma prática tradicional em Abaetetuba, nordeste do Pará.
O objetivo da mostra é incentivar o artesanato em miriti, através da valorização do conhecimento e das técnicas das comunidades de artesãos que vivem em Abaetetuba. Para o artesão Adonias Vilhena, o evento é uma chance de aumentar a visibilidade da produção em miriti. “Levarei peças que fogem dos tradicionais objetos de miriti e estão voltadas para a decoração. Essa iniciativa de expor nosso trabalho durante a quadra nazarena preserva e divulga a nossa arte”, afirma.
Oficinas ensinam visitantes a técnica da produção
Além da exposição "Miriti das Águas", o público também poderá participar de oficinas sobre o artesanato em miriti. Dois artesãos vão ensinar as técnicas utilizadas para produzir as peças. As aulas acontecem em dois turnos, das 10h às 13h, e das 16h às 19h, durante o período de 10 a 20 de outubro. A participação é gratuita.
Serviço
A exposição "Miriti das Águas" acontece de 10 a 20 de outubro, no Armazém 3, na Estação das Docas, localizada na avenida Boulevard Castilhos França. A entrada é gratuita.









Mawaca no Espetáculo Cantos da Floresta com renda para os povos Guarani e Kaiowá



Estão sendo organizadas duas atividades em solidariedade: o show do grupo Mawaca, cuja entrada será revertida para os povos guarani kaiowá; e uma atividade no Bar do Boné, na Vila Moraes, com data a definir.

Seguem as informações do show:

Dançando Pela Paz – Mawaca

Cantos da Floresta – Solidariedade ao Povo Guarani e Kaiowá (MS)

Data: 08.11.12 / Horário: 21h

Local: Teatro Anhembi Morumbi –www.teatroanhembimorumbi.com.br

Endereço: Rua Dr. Almeida Lima, 1176, Mooca – São Paulo/SP (próximo à Estação Bresser-Mooca do Metrô) Telefone: (11) 2872-1457 e 2872-1458

PELA VIDA DOS POVOS GUARANI e KAIOWÁ

Acessem/Compartilhem: http://solidariedadeguaranikaiowa.wordpress.com/


quinta-feira, 11 de outubro de 2012

Museu da Imagem e do Som realiza o IV Colóquio Amapaense de Fotografia



Imagem
A Secretaria de Estado da Cultura, por meio do Museu da Imagem e do Som (MIS), em parceria com o Sesc/AP e fotógrafos anônimos, realizará o IV Colóquio Amapaense de Fotografia, com exibição de filmes, palestras, excursão fotográfica, curso básico de fotografia, mostras de portfólio, dentre outros. A programação inicia neste sábado, 13, e vai até o dia 20 deste mês.

Para os organizadores, a fotografia é uma arte que está intimamente presente em nosso cotidiano, seja por meio de nossos álbuns de família, seja em nossos álbuns virtuais, a imagem fotográfica traz consigo uma infinidade de possibilidades de usos.

"Essa relevância toda da imagem fotográfica motivou a organização do I Colóquio Amapaense de Fotografia, realizado em 2009, como forma de destacar o Dia Internacional da Fotografia e provocar um debate ampliado sobre o fazer e o pensar fotográfico no Estado do Amapá", diz o diretor do Museu da Imagem e do Som, Augusto Pessoa.

Segundo ele, o evento mostrou sua pertinência e ganhou várias adesões. "A partir dele, ficou evidente que existe um público ávido por fotografia no Estado, nas mais diferentes formas de expressão e debate que essa linguagem enseja", ressalta.

O colóquio já está na 4ª edição. O objetivo é fortalecer a fotografia no Estado, fazer promoção da arte como forte vertente da cultura amapaense, unir pessoas e mapear as produções.

As inscrições serão gratuitas, exceto para a excursão fotográfica, que será cobrada uma taxa de R$ 35,00, com a inscrição realizada no MIS, no 2º piso do Teatro das Bacabeiras. Para o curso "Workshop de Fotografia Experimental", o valor cobrado é de R$ 10,00 (comerciários e dependentes) e R$ 15,00 (usuários/não comerciários). Para o workshop, as inscrições devem ser efetuadas na Central de Atendimentos do Sesc Araxá, em horário comercial.

As inscrições para os demais cursos que estão dentro da programação podem ser feitas por meio do blog do MIS: www.museudaimagemedosom.blogspot.com.

Programação

Data/Horário

13/10 (sábado)

* 4h

- Excursão fotográfica na Ilha de Santana.

Investimento: R$ 35,00

Inscrições: Museu da Imagem e do Som

15 a 18/10 (de segunda a quinta-feira)

* 9 às 11h

- Curso Básico de Fotografia.

Inscrições gratuitas: Blog do MIS/AP

Instrutor: Aog Rocha (PA)

15/10 (segunda-feira)

* 18h30

- Exibição do Filme Nascidos em Bordéis.

Local: Auditório do MIS

* 20h

- Mesa de abertura do IV Colóquio Amapaense de Fotografia.

Local: Auditório do MIS

* 20h30

- Mostra de portfólio do fotógrafo Amilton Matsunaga.

Local: Auditório do MIS

16/10 (terça-feira)

* 18h30

- Exibição do Filme Câmera Viajante.

Local: Auditório do MIS

* 20h

- Mostra de portfólio do fotógrafo Fábio Vila Nova.

Local: Auditório do MIS

17/10 (quarta-feira)

* 18h30

- Exibição do Filme Janela da Alma.

Local: Auditório do MIS

* 20h

Vivências fotográficas:

- Fotografia na educação;

- Fotografia de eventos;

- Fotojornalismo.

Local: Auditório do MIS

18/10 (quinta-feira)

* 18h30

- Mostra de Portfólio do fotógrafo Maksuel Martins.

Local: Sala de Cinema Charles Chaplin - Sesc Araxá

* 20h

- Abertura da Exposição Coletiva "Ilha de Santana".

Local: Galeria Antônio Munhoz - Sesc Araxá

19 e 20/10 (sexta-feira e sábado)

* 8h às 12h e de 14h às 18h

- Workshop de Fotografia Experimental.

Instrutora: Flávia Mutran (PA)

Local: Auditório do MIS

Investimento: R$ 15,00

Inscrições: Central de Atendimento do Sesc Araxá

* 15 às 18h

- Leitura de Portfólio.

Local: MIS

* 18h30

- Mostra de portfólio do fotógrafo Edinei Campos.

Local: Auditório do MIS

* 20h

- Mesa redonda: Percursos da Antropologia Visual.

Local: Auditório do MIS

20/10 (sábado)

* 15 às 18h

- Leitura de Portfólio.

Local: Museu da Imagem e do Som (MIS)

* 18h30

Vivências fotográficas:

- De jipe para o Suriname;

- De bicicleta para o Oiapoque;

- Fotografando a Pororoca.

* 20h

- Mesa redonda: Panorama da Fotografia no Amapá.

* 21h

- Coquetel de encerramento do evento.

Dorislene Muniz/Secom