domingo, 6 de janeiro de 2013

Exposição Maracatu rural - A magia dos canaviais

Exposição »Maracatu rural - A magia dos canaviais reúne imagens de fotógrafos locais. Uma amostra do rico universo de cores, sons e objetos da cultura da Zona da Mata está presente na exposição multimídia em cartaz no Centro Cultural Correios

 (Hans Von Manteuffel/Divulgação )


Uma amostra do rico universo de cores, sons e objetos da cultura da Zona da Mata está presente na exposição multimídia Maracatu rural - A magia dos canaviais, no Centro Cultural Correios. O caboclo de lança é a figura central da mostra, que desdobra o personagem em várias de suas formas, desde a fabricação da vestimenta colorida até o apogeu dos desfiles carnavalescos. As fotos são de autoria de Afonso Oliveira, Ederlan Fábio, Hans Von Manteuffel e Fred Jordão, registrando o maracatu nas cidades de Nazaré da Mata, Aliança, Buenos Aires, Tracunhaém e Araçoiaba.

Clique aqui para ver roteiro com as exposições em cartaz no estado

Além das fotografias, documentos históricos, vídeos, áudios, indumentárias, adereços, textos e livros estão distribuídos em painéis, telas de led e objetos de ambientação criados para a exposição. O projeto é da designer Carla Gama, com textos dos professores Severino e Valéria Vicente

O curador e coordenador artístico Afonso Oliveira cita um trecho do livro Festa de caboclo, de Severino Vicente, que descreve a origem do caboclo de lança. “É absolutamente incrível que um brinquedo de origem indígena tenha se formado no início do século 20, nos canaviais da Zona da Mata Norte de Pernambuco, região que assistiu, desde o início, à constante eliminação da primitiva população que ocupava aquelas terras”, cita.

A exposição segue no Centro Cultural Correios (Av. Marques de Olinda, 262, Bairro do Recife) até o dia 10 de março. A visitação ocorre sempre de terça a sexta-feira, das 9h às 18h, e aos sábados e domingos, das 12h às 18h. A entrada é gratuita. Mais informações e agendamento: 3224-5739.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário