quinta-feira, 13 de junho de 2013

Sesc Boulevard(Belém) lança Caderno de Pensamentos


Edição inaugural conta com trabalhos de Alexandre Sequeira, Ernani Chaves, Fernanda Martins, Mariano Klautau Filho, Pedro Afonso Vasquez e Simonetta Persichetti
 
O Centro Cultural Sesc Boulevard lança, na noite dessa terça-feira (18) o número zero da série “Caderno de Pensamentos: Ensaios e Críticas”, que visa a valorizar e estimular a crítica sobre arte e cultura, além de produzir documentos físicos como instrumentos de preservação da memória das ações desenvolvidas pela instituição. O lançamento acontece às 19h, com entrada franca.
Na edição de estreia estão reunidos artigos de um grupo de renomados autores que apontam cinco perspectivas para reflexões sobre processos de criação e fotografia. O Centro, sensível à intensa produção artística local e nacional deseja, com essa publicação anual e de ampla distribuição, promover debates e reflexões através de artigos e ensaios que abordem as mais variadas formas de linguagem e expressões da arte e da cultura na contemporaneidade.
O grupo dessa edição inaugural, formado por Alexandre Sequeira, Ernani Chaves, Fernanda Martins, Mariano Klautau Filho, Pedro Afonso Vasquez e Simonetta Persichetti reflete a bem busca do Sesc Boulevard de fomentar um circuito entre a Amazônia e outros centros brasileiros. Pensadores de todos os cantos do país num livre diálogo sobre questões de interesse público no campo artístico-cultural.
Os textos críticos são do fotógrafo e professor de arte Alexandre Sequeira que em sua fala sobre “Arte e Vida“, observa a arte como uma “efetiva aproximação de um território de práticas de ações de natureza cotidiana.” A arte seria então habitante do mundo e não um espaço simbólico autônomo; da jornalista, crítica e professora Simonetta Persichetti que faz um breve panorama histórico do fotojornalismo para entender seu significado no mundo contemporâneo.
A publicação segue com a fala da designer Fernanda Martins, que com seu olhar de viajante observou a palavra-imagem da tipografia decorativa amazônica, mergulhando nas “letras que flutuam” das embarcações populares da região; e do professor de filosofia Ernani Chaves que apresenta a recepção do pensamento do crítico francês Walter Benjamin na Alemanha e como a preocupação do cinema de Wim Wenders se relaciona diretamente com o pensamento dele.
Encerrando os textos críticos, o fotógrafo, crítico e historiador Pedro Afonso Vasquez trata de um tema particular: as dimensões do invisível, do espiritual na fotografia. A partir da leitura da obra de diversos fotógrafos como Roger Fenton, Duane Michals, Edward Sheriff Curtis, Eugène Atget, Julia Margaret Cameron, Carleton Watkins, Paul Caponigro, Henri Cartier-Bresson e Pierre Verger.
E, completando a edição, as imagens da instalação fotográfica “Entre”, do paraense Mariano Klautau Filho. Expostas inicialmente no 26º Salão Arte Pará (2006), mesmo ano foi selecionada para a 9ª Bienal de Havana. A instalação é composta de uma série de fotografias de portas ou apenas as molduras de portas de casas degradadas no Centro Histórico de Belém, como se fosse um inventário das perdas silenciosas que ocorrem na área por descaso ou alheamento da memória. Essa área do caderno abre espaço para a publicação de ensaios fotográficos e projetos em artes visuais, de forma a divulgar o artista e sua produção.
Com isso, o Sesc Boulevard  inicia mais  uma ação de fomento ao pensamento crítico e a reflexão, com o objetivo de proporcionar a comunidade o acesso à informação e o debate sobre temas que permeiam os processos criativos  nas suas mais variadas formas de expressão.  
 
SERVIÇO
Sesc Boulevard lança Caderno de Pensamentos
Data: 18 de junho de 2013
Horário: 19h
Local: Centro Cultural SESC Boulevard (Boulevard Castilho França, 522/523 - em frente à Estação das Docas).
Informações: (91) 3224-5305/5654 (Paula Sampaio – Assessora Cultural - Centro Cultural SESC Boulevard)
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário