quinta-feira, 11 de setembro de 2014

As rotas e marcas do nazismo em exposição no Centur

As rotas e marcas do nazismo em exposição no Centur
Fotografias de Michel Pinho contam as histórias de dor dos campos de concentração

Uma militância pessoal, de fazer com que a memória não seja esquecida, caracteriza o fotógrafo e historiador Michel Pinho. Agora, mais uma vez, ele vem, através de suas imagens trazer à tona um questionamento. A exposição individual “O patrimônio da dor” possui fotografias que navegam entre a estética do lugar e o registro desse patrimônio deixado pelos nazistas. A curadoria é de Ernani Chaves. A abertura da mostra será dia 09 de setembro de 2014, às 19h30min, na Galeria Theodoro Braga, no Centur. A entrada é franca.
Um recorte dessa série foi exibido na mostra convidada do 5º Prêmio Diário Contemporâneo de Fotografia. Expondo sozinho, Michel quer falar de processos transnacionais, questionar como a construção visual do nazismo nos ajuda a compreender a dor que emana dos prédios, caminhos, banheiros e arames, muitos arames que lá e cá estão.
Viajante, o fotógrafo chegou a Auschwitz, um dos maiores palcos de tortura, humilhações e morte em escala mundial. O tema do nazismo já foi abordado de diversas maneiras e em diferentes mídias, mas, parado diante da história, Michel decidiu fazer a sua própria narrativa.
Nas palavras de Ernani Chaves, “como, de algum modo, dizer alguma coisa, expressar por meio de imagens o que parece ultrapassar qualquer imagem, qualquer forma de representação?  Michel optou pela sobriedade. Por esse equilíbrio difícil entre o desejo de falar até que as palavras caiam num vazio sem volta e o silêncio impotente, como se nada mais pudesse ser feito, pudesse ser dito.”
O respeito está presente nos muitos momentos de silencio nas imagens, pequenas homenagens àqueles que sucumbiram ao mal e a barbárie nazista.
A exposição seguirá com visitação aberta ao público até o dia 30 de setembro, a programação terá, ainda, uma visita monitorada com o fotógrafo que será marcada para o final da mostra.

SOBRE O FOTOGRAFO
Michel Pinho é formado em História pela UFPA. Começou a fotografar nas oficinas da Fotoativa. Participou do Salão Arte Pará como convidado, ganhou prêmio do Estado no Salão da Vida, foi contemplado pela Bolsa de Pesquisa e Criação Artística do IAP com o projeto Murografia. Suas obras estão nos acervos da Fundação Tancredo Neves em Belém e Foto-arte de Brasília. Entre 2006 e 2011, fez parte da diretoria da Associação Fotoativa como secretário executivo, vice presidente e presidente. Desenvolveu e coordenou jornadas fotográficas, cursos, criou editais de incentivos a áudio visuais e planejou e executou o projeto “Ver-te Belém Histórica”, projeto premiado pelo edital do Ministério da Cultura. Na sua gestão a Associação Fotoativa executou duas versões consecutivas do projeto Pontos de Cultura do governo federal, a convite do IPHAN, Instituto do Patrimônio Histórico, Artístico Nacional. É mestrando em Arte e Cultura na UNAMA.


SERVIÇO
As rotas e marcas do nazismo em exposição no Centur
Abertura: 09 de setembro de 2014
Horário: 19h30min.
Local: Galeria Theodoro Braga, no CENTUR (subsolo)
Endereço: Av. Gentil Bittencourt, 650, subsolo – Nazaré
Visitação: até 30 de setembro de 2014
Entrada Franca

Nenhum comentário:

Postar um comentário